CAMINHOS DE MISERICÓRDIA - de Nossa Senhora da Piedade a Santa Maria

Akampas

Nos passados dias 2 e 3 de abril, o Agrupamento 98 de Faro, do Corpo Nacional de Escutas levou a cabo a sua tradicional atividade da Páscoa, o AKAMPAS. Esta atividade, este ano ocorreu em regime de raid/acantonamento e pretendeu fazer a ligação entre duas portas santas da nossa diocese: a da Igreja de Na. Sra. da Piedade (Mãe Soberana), em Loulé e a da Sé Catedral de Faro, sendo que o percurso entre as duas seria feito a pé pelos grupos de Escutas. Os Lobitos (elementos mais novos de cada "família", só percorreriam a pé os troços da manhã). Poder-se-ia assim enfatizar o desejo do Papa Francisco de levar a cabo peregrinações pessoais e/ou em grupo, ligando portas santas de cada diocese, ou cidade, neste ano santo da Misericórdia.

O Agrupamento, com um contingente de cerca de 80 elementos, das quatro secções (Lobitos, Exploradores, Pioneiros e Caminheiros) divididos por 7 grupos e 14 dirigentes iniciou a atividade na Igreja de Na. Sra da Piedade, em Loulé, com uma oração da manhã e percorreu depois, a pé, durante o dia, um troço até à Igreja de São Pedro do Mar, em Quarteira, onde pernoitou, no Centro Paroquial.

No domingo, dia 3 de abril, a atividade continuou, ligando Quarteira, a Faro, até à Sé Catedral.

Este percurso só foi interrompido durante o almoço, na Quinta do Lago, continuando depois pela praia, até Faro. Durante o percurso, os grupos, aos quais chamámos FAMÍLIAS, integravam elementos das 4 secções, proporcionando vivências e partilhas em conjunto entre mais novos e mais velhos, sempre positivas e enriquecedoras. Tinham também de parar em várias etapas distribuídas pelo caminho, onde faziam um jogo cujo objetivo era identificar as OBRAS DE MISERICÓRDIA, quer corporais, quer espirituais que compunham um puzzle que deveria estar completo, no final da atividade, com as 14 obras. O objetivo era o de que ficassem a conhecer cada uma das obras de misericórdia e pudessem refletir sobre elas, acordando a consciência para o drama da pobreza, entrando no coração do Evangelho.

Cada "família" tinha o nome de 7 personalidades distinguidas com o prémio Nobel da paz, tais como Dalai Lama, Nelson Mandela, Desmond Tutu, Malala Yousafzai, Aung San Suu Kyi, Ximenes Belo e Martin Luther King. Com a escolha destas individualidades pretendeu-se enaltecer cada um dos méritos que os levaram a ganhar o Nobel e também dá-los a conhecer aos elementos do Agrupamento, para que pudessem alargar os seus conhecimentos e perceber que, independentemente da religião de cada um, serão sempre valores de altruísmo, humanidade, justiça e igualdade, aqueles que deverão imperar, estando diretamente associados à Misericórdia para com os outros pela qual devemos pautar a nossa vida.

A atividade terminou na Sé Catedral de Faro, às 18:30 de dia 3 de abril,  com uma celebração da Palavra dirigida pelo Assistente do Agrupamento, Cónego César Chantre, tendo sido precedida por uma passagem pelo batistério por cada uma das "Familias".

Tags: