IV DOMINGO DA QUARESMA A LUZ QUE FAZ VER

QUARESMA

IV DOMINGO DA QUARESMA
A LUZ QUE FAZ VER
(Celebração a adaptar e a valorizar com canto conforme a realidade familiar)
I.
INTRODUÇÃO
Canto. Caminha na luz, caminha na luz do Senhor…ou: Sede a rocha do meu refúgio, Senhor
Pai: Em nome do Pai, e do Filho, Luz da vida e do Espírito Santo.
Todos: Ámen
Mãe: Este Quarto Domingo do tempo da Quaresma é caracterizado pelo ambiente da alegria e confiança, que a Liturgia procura incutir nos cristãos que se aproximam da celebração do mistério da Páscoa. Na verdade, a Páscoa é acontecimento decisivo na nossa vida: a vitória do amor e da vida sobre o sofrimento, os fracassos e a morte.
Pai: Em Jesus, Deus Pai oferece-nos a vida, perdoa-nos do mal, liberta-nos do pecado e da morte. Reconciliados com o Pai por Jesus no dom do Seu Espírito recuperamos a felicidade e a alegria verdadeiras. Celebremos com fé e alegria desejando que este momento de encontro e de oração faça produzir frutos de vida nova na nossa família e em cada um de nós.
Avós (Mãe): O Deus da misericórdia é o Deus que nos lava da sujidade do pecado, que purifica e apaga o mal dentro de nós, que unge pelo Espírito revestindo-nos de graça. Peçamos ao Pai para que nos perdoe dos nossos pecados e infidelidades, de tanta coisa que nos afasta da comunhão com Ele e com os irmãos.
(Momento de silêncio para cada um trazer ao seu coração o que deseja converter e pedir perdão ao Senhor).
Filho: O perdão é um dom, um oferecimento sincero de algo mais, para além da justiça e da verdade. Perdoar é gerar na gratuidade do oferecimento de Si mesmo, uma mudança profunda e interior. Perdoa quem muito ama. O Perdão é uma transformação radical de vida e orientação de vontade, que faz mudar o coração. Pedimos com fé:
SENHOR, DÁ-NOS O TEU PERDÃO
(Todos repetem a frase)
Pais: A pregação do Reino de Deus por Jesus Cristo é o inesperado anúncio do perdão sem limites, da iniciativa amorosa de Deus que muda o que não pode ser mudado pelas criaturas: a libertação da escravidão do pecado, do sofrimento e da morte. Pedimos com fé:
CRISTO, DÁ-NOS O TEU PERDÃO
(Todos repetem a frase)
Avós: O perdão divino, dom do Pai concedido em Jesus pelo Espírito, de modo gratuito e misericordioso, impele ao perdão para com o nosso próximo. O perdão é um dos aspetos essenciais da vida nova que determina o juízo diante de Deus. Pedimos com fé:
SENHOR, DÁ-NOS O TEU PERDÃO
(Todos repetem a frase)
Pai: Sentimos em verdadeiro arrependimento o infinito perdão de Deus. Não há nenhum pecador que seja repelido do coração do Pai. Por isso rezamos com confiança:
“Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna”.
Todos: Ámen.

II.
Mãe: Chamados à conversão neste Tempo de graça, escutemos no silêncio do coração a Palavra do nosso amigo Jesus: Jo 9, 1-41 (Ler da Bíblia)
Canto: O Senhor é meu Pastor, nada me faltará- Salmo 22 (23) – Pode rezar-se o Salmo intercalando com este refrão.
(Depois de proclamado o Texto e o Salmo, cada um pode partilhar a frase que ficou no seu coração e que interpelação a mesma faz à sua vida)
Pai: Depois de termos escutado na passada semana o belo diálogo de Jesus com a Samaritana onde Ele se oferece como dom de água viva e fomos convidados a beber dessa fonte, que é o dom do Seu Espírito e do Seu amor, hoje, o Senhor convida-nos a acolhê-lo como a Luz do mundo, a Luz que faz ver através da visão nova da fé.
Mãe: O encontro de Jesus com este cego de nascença, perdido na escuridão e no abandono, olhado com tanta indiferença é um profundo desafio à nossa vida. Jesus também deseja vir como Enviado do Pai à nossa vida e já veio e vem no Sacramento do Batismo onde nascemos como filhos de Deus para iluminar o nosso coração e a nossa vida com a Sua presença, a Sua Palavra e o Seu amor. Recebemos pela fé esta luz no dia do nosso Batismo, mergulhados nas águas. Por isso também se chama ao Batismo o Sacramento da Iluminação.
Avós: A Luz é símbolo de Jesus que nos faz vencer a escuridão do mal. Só o encontro com Jesus nos dá força para escolhermos o bem e vivermos nele; só o encontro com Jesus liberta da cegueira do pecado e da tristeza e nos torna filhos da luz. E onde há luz, há vida, alegria, verdade e felicidade.
Filhos: À luz da Palavra escutada e acolhida rezamos: Senhor, Luz Verdadeira, que faz ver a Verdade, enchei-nos do Vosso amor!
Todos: Senhor, Luz Verdadeira, que faz ver a Verdade, enchei-nos do Vosso amor!

III.
Mãe: Senhor, que nos enviaste o Vosso Filho como nosso Salvador, olha para nós teus filhos, que como o cego de nascença buscam a Luz da vida. Faz-nos ver com o olhar de Jesus, o Seu olhar de amor. Ajuda-nos a viver como filhos da luz, produzindo frutos de bondade, justiça e verdade.
Pai: Por todas as intenções da Igreja e da nossa família, por este momento de provação em que vivemos, rezamos cheios de confiança como Jesus nos ensinou:
Pai Nosso…
Pai: O Senhor nos abençoe e proteja, nos liberte de todo o mal e nos conduza à vida eterna.
Todos: Ámen
Canto: Senhor, Tu és a Luz…ou: Ilumina-me, Senhor com teu Espírito…