Bispo do Algarve pede aos cristãos na mensagem de natal que sejam laboratório de verdadeira fraternidade

Na sua mensagem para o Natal deste ano, o bispo do Algarve pediu aos cristãos que sejam “laboratório de verdadeira fraternidade”.

“Nesta nossa região do Algarve, tão rica em beleza natural e grande diversidade humana, onde se cruzam diferentes realidades culturais, enfrentamos desafios que nos convocam para a solidariedade, a partilha, a responsabilidade cívica, o serviço do bem comum, a inclusão dos mais vulneráveis, a aceitação do diferente com a sua identidade e a sua riqueza pessoal, o respeito e a promoção das nossas raízes culturais e familiares, dimensões que reclamam que nos assumamos como laboratório de verdadeira fraternidade”, pediu D. Manuel Quintas na sua mensagem há pouco divulgada em vídeo pela Diocese do Algarve.

O bispo diocesano considera que “este ano jubilar constituiu verdadeiramente um tempo rico de reflexão e de peregrinação espiritual”. “Sentimo-nos chamados a renovar a nossa fé, a fortalecer a nossa confiança em Deus, a ancorar a nossa esperança em Cristo, face às adversidades que enfrentamos”, começa por referir.

“Infelizmente continuamos a viver um tempo marcado por grandes inquietações e situações que contradizem o espírito natalício: guerras devastadores, ideologias que semeiam o ódio, a exclusão e a divisão, geradoras de profundas crises sociais, económicas, ambientais e espirituais”, explicita o bispo do Algarve.

D. Manuel Quintas exorta todos a acolher o “apelo que a celebração do Natal continua a fazer”, para cada se assumam “como agentes de transformação, iluminados e impelidos pelo exemplo de Cristo, que veio trazer a paz e a justiça para todos”.

O bispo diocesano lembra que em cada Natal a liturgia convida a reviver o nascimento de Jesus Cristo, “como fonte inesgotável de luz, esperança, paz e amor”; convida a “acolher um Deus que se torna presente na história da humanidade, para manifestar a todos o seu amor infinito e misericordioso”; e convida a “construir a inclusão e a fraternidade”.

D. Manuel Quintas deseja “que a mensagem do presépio, onde a humildade do Deus Menino se manifesta no silêncio e na simplicidade”, “inspire a olhar, com olhos de compaixão, para aqueles que sofrem e a participar, com coragem e fé, na construção de uma sociedade mais justa e fraterna”. “Neste Natal, renovemos o nosso compromisso de vivermos, com gestos concretos, os valores da justiça, da paz, da esperança e da verdadeira fraternidade”, exorta, desejando ainda “que a alegria do nascimento de Cristo contagie as nossas comunidades e a luz que Ele irradia ilumine e aqueça os corações de todos, fazendo do Algarve um sinal vivo da luz que dissipa as trevas, e «casa» geradora de esperança e de vida”.

“Deixo a todos a minha bênção apostólica e o meu afeto, com votos de um Natal Santo e Feliz e de um Ano Novo repleto das graças do Deus Menino”, conclui.

https://www.youtube.com/watch?v=9MKV_Sl2e6w&t=4s

https://folhadodomingo.pt/bispo-do-algarve-pede-aos-cristaos-na-mensagem...