Pastoral Familiar

A equipa dos casais que nos ajudará a refletir sobre a riqueza da família terá alguns pontos como pista para a caminhada:

“A família é um bem para a sociedade porque é um bem para o ser humano. É o berço do homem, o lugar onde e amado por si mesmo, graciosamente, desinteressadamente, em que é reconhecido na sua singularidade e unicidade. É o domínio privilegiado da gratuidade e do dom, da aliança e da comunhão, que são os valores próprios da pessoa. Uma família onde estes valores se vivem, pelo menos se tentam viver, insere-se ativamente na sociedade e contribui para a sua humanização, no sentido de orientar para a realização desejada por Deus: unir os homens, num só corpo”.

(In Brotéria, volume 179 – Agosto/Setembro 2014)

O Contexto sociocultural

“ A mudança antropológica-cultural influência hoje todos os aspectos da vida e requer uma abordagem da vida analítica e diversificada, capaz de compreender as formas positivas da liberdade individual. Deve-se relevar também que um individualismo exasperado que desnatura os vínculos familiares e acaba por considerar cada componente da família uma ilha, fazendo prevalecer em certos casos, a ideia de um Sujeito que se constrói segundo os próprios desejos assumidos como absoluto.

A maior provação para as famílias do nosso tempo é com frequência a solidão, que destrói e provoca uma sensação geral de impotência em relação à realidade socioeconómica que muitas vezes acaba por esmagá-la.”

(In relatório Sínodo dos Bispos sobre a Família, outubro de 2014)