Imagem peregrina de N. Sra. de Fátima chegou ao Algarve

Imagem peregrina

A imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, que iniciou em maio deste ano uma peregrinação de um ano às dioceses portuguesas, chegou ao Algarve no dia 6 de dezembro vinda da vizinha Diocese de Beja. Chegou a Faro, no passado domingo, já de noite.

Visitou o hospital, onde a aguardava um grupo de doentes, médicos, funcionários e voluntários, entre outras pessoas. Sob a presidência do padre Luís Gonzaga Nunes, assistente espiritual daquela unidade de saúde, realizou-se uma breve oração que contou com a participação de representantes da administração hospitalar. A imagem peregrina prosseguiu para o Largo do Carmo, onde a aguardava uma multidão, para a celebração de acolhimento que ali teve lugar presidida pelo bispo do Algarve. D. Manuel Quintas destacou o objetivo da visita que se prolongará na diocese algarvia até ao dia 1 de janeiro de 2016, evidenciando que Nossa Senhora vem como Mãe conduzir os algarvios para o seu filho. “Faz-se peregrina connosco, de modo a não nos perdermos, nem esmorecermos no caminho que a Ele nos conduz. Apoiados nela, a peregrina da fé, (…) não hesitemos em nos deixarmos conduzir ao encontro de Cristo para escutarmos e fazermos o que Ele tem hoje a dizer-nos”, pediu, acrescentando que a “Senhora da visitação e da alegria” promove a “conversão do coração” e a “mudança de vida”, o “regresso a Cristo” e à “comunidade eclesial”.

A este respeito, D. Manuel Quintas voltou a lembrar a oração como “caraterística dominante da mensagem de Fátima” que leva à conversão pessoal e à “doação aos outros, sobretudo aos mais frágeis e indefesos”. “A Senhora do silêncio vem ensinar-nos a escutar a palavra, a acolhê-la no nosso coração e com ela iluminar a nossa vida. Vem ensinar-nos a responder à palavra escutada na oração fiel de cada dia”, frisou. O bispo diocesano destacou ainda que “Maria vem como Mãe de misericórdia” no Ano Jubilar que agora se inicia. Segundo D. Manuel Quintas, a “estrela da nova evangelização” vem ajudar a “abrir o coração ao impulso do Espírito Santo” para fazer “discípulos e missionários” que assumam o “testemunho cristão, ousado e decidido, que contrarie a ignorância e a indiferença face ao conhecimento de Cristo e aos valores do evangelho”, um testemunho que leve à superação “entre a fé professada e celebrada e as opções quotidianas que a vida pessoal e o mundo de hoje apresentam”. O prelado lembrou que Nossa Senhora partirá da Sé de Faro como “peregrina da Paz e da reconciliação”, unindo num “abraço materno” as cidades vilas e aldeias do Algarve “para que em todos despertem e cresçam ainda mais sentimentos fraternos de perdão, reconciliação e apoio mútuo”.

Fonte: Folha do Domingo

Foto: Samuel Mendonça