A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo
Grupo da Pastoral Familiar em interpelação ao Sínodo dos Bispo:
A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo
Terminada a III Assembleia Geral Extraordinária do Sínodo dos Bispos sobre Os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização, celebrada em 2014, o Papa Francisco decidiu tornar pública a Relatio Synodi, documento que concluiu os trabalhos sinodais.
Ao mesmo tempo, o Santo Padre estabeleceu que esse documento servisse de Lineamenta para a XIV Assembleia Geral Ordinária sobre o tema A vocação e a missão da família na Igreja e no mundo contemporâneo, a realizar de 4 a 25 de outubro de 2015.
A Relatio Synodi, enviada como Lineamenta, terminava com as seguintes palavras:
“As reflexões propostas, fruto do trabalho sinodal realizado com grande liberdade e num estilo de recíproca escuta, procuram lançar questões e indicar perspetivas, que deverão ser amadurecidas e definidas na reflexão das Igrejas locais, no ano que nos separa da Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos”
(Relatio Synodin. 62)
Neste sentido e tendo em vista a referida XIV Assembleia, o grupo da Pastoral Familiar da nossa comunidade de S. Pedro deu início ao estudo do documento e à estruturação das respostas às perguntas nele contido. Será o nosso contributo e testemunho a enviar ao Secretariado Geral da Conferencia Episcopal Portuguesa, que posteriormente endossará ao Secretariado do Sínodo dos Bispo.
Assim, partilhamos com todos a metodologia adotada para consecução desta missão. [Documento]