Claustro - Igreja dos Capuchos

As casas conventuais encontravam-se todas à volta do claustro, espaço vazado normalmente com um poço. Para além da Igreja havia também a sala do Capítulo, a cozinha, o refeitório, a despensa, as celas e as diversas oficinas de alfaias agrícolas.«O claustro é quadrado e tem três arcos por banda assentes em pilares de pedra e de seção quadrada. Aí os arcos são de volta perfeita e os corredores do mesmo com abóbodas de penetrações. No piso superior não existem nem os arcos nem os corredores, que terão tido arcos abatidos e abóbodas de berço como é usual na prática construtiva capucha. Existem ainda nas paredes do claustro quatro nichos outrora decorados por imagens de terracota, representativos da iconografia franciscana» (Victor Fialho Medinas, A Arquitectura Capucha da província da Piedade, dissertação do mestrado, U.N.L., II vol., 1994, p. 70).