Corpo Nacional de Escutas

CNE

O Corpo Nacional de Escutas é um movimento católico de formação integral das crianças e jovens, complementando a ação da escola e da família, visando o desenvolvimento físico, intelectual, social e espiritual dos seus elementos. Aposta em atividades de vida ao ar livre, contacto e respeito pela natureza, trabalhos em equipa e descobertas interpessoais que potenciem uma vivência social, à luz daquilo que se passa na vida de todos os dias, apostado em tornar os jovens em cidadãos ativos e responsáveis nas suas comunidades. O CNE está implementado em mais de 1000 agrupamentos locais, com sede em todos os concelhos do território nacional.

Em 1992, o Agrupamento 98 do Corpo Nacional de Escutas reiniciou as suas atividades em Faro, depois de mais de dez inatividade. Nesta altura, reabriu em instalações da Igreja de São Francisco, sendo o único Agrupamento da cidade e recebendo crianças e jovens de várias localidades de áreas geográficas limítrofes. Contava na altura com um contingente de cerca de 70 elementos e de 6 chefes.

O Agrupamento estabeleceu-se assim na cidade e em 1998 fixou-se na paróquia de São Pedro, ocupando as instalações que ainda hoje ocupa, cedidas pelo pároco Manuel Oliveira Rodrigues, à época, pároco de São Pedro. Este Agrupamento, continuou a ser até 2000 o único Agrupamento da cidade, continuando, portanto, a receber elementos de várias paróquias.

Atualmente, conta com um efetivo de cerca de 190 elementos, divididos por quatro secções: Os Lobitos (dos 6 aos 10 anos de idade); os Exploradores (dos 10 aos 14 anos); os Pioneiros (dos 14 aos 18 anos) e os Caminheiros (dos 18 aos 22 anos). A equipa de animação, ou chefia, que coordena todas as atividades, é composta por 22 dirigentes que, em regime de voluntariado e com dedicação genuína, assumem este compromisso para com as crianças e jovens, procurando articular o seu serviço com todos os outros serviços da paróquia, já que o Escutismo Católico procura ser mais um de entre outros movimentos de evangelização e formação da juventude. Tendo uma especificidade muito própria, com uma filosofia de auto-educação progressiva, em que os elementos se comprometem a aderir a um código de vida simples, traduzido pela Lei do Escuta, encerra em si também uma vertente espiritual, já que, em conjunto com a catequese e em comunhão eclesial, procura desenvolver um respeito e admiração pelas obras da Criação e a assunção de uma atitude de serviço e cooperação, valores estabelecidos desde a fundação do Escutismo por Baden Powell.

O Agrupamento 98 funciona na Travessa Sra da Saúde, nº 11, em Faro, em encontros semanais, aos sábados de manhã, das 10:30, às 12:30 Horas. Nos primeiros sábados de cada mês, funciona da parte da tarde, das 15:30 às 19 Horas, possibilitando assim que todo o Agrupamento participe na Eucaristia da paróquia às  18 Horas de sábado.

As atividades cumprem uma sequência que acompanha o calendário escolar e aquando da inscrição no movimento, as crianças e jovens devem participar de forma regular e assídua.