Zona Pastoral do Patacão

No Silêncio do Carmelo, em Faro, nasceu, gradualmente, um grupo de cristãos que à volta das Irmãs Carmelitas, sentiu necessidade de se aproximar mais de Deus. Assim, a Catequese das crianças brotou deste espírito e foi necessário a Paróquia intervir para colaborar com outros meios humanos, pois as irmãs tinham de regressar ao seu carisma de silêncio orante.Futura Igreja do Patacão

Então, a partir do ano 2000, um grupo de catequistas enviado pelo Pároco para incutir novo fôlego à missão de aprofundar e expandir o evangelho no Patacão, que passa a ser uma zona da paróquia de São Pedro com grande ardor missionário. Hoje somos uma equipa de 13 catequistas. Reunimo-nos no primeiro sábado de cada mês, para planificarmos e orientarmos as atividades inerentes à acão evangelizadora.

Patacão, Mar e Guerra, Mata Lobos e Arneiro, entre outros, são alguns dos sítios que fazem parte da Zona Pastoral do Patacão. Sendo uma área rural da paróquia de São Pedro, cujas pessoas são tão unidas nos hábitos, nas vivências e carentes da palavra de Deus, é com grande entusiasmo e com espírito de sacrifício se deslocam de variadíssimas maneiras até ao Carmelo para celebrarem a sua fé em Cristo.

A catequese da infância, adolescência e juvenil tem cerca de 180 elementos distribuídos do 1º ao 12º ano, funciona aos sábados à tarde, em dois turnos, das 14h00 às 16h00.

No primeiro sábado de cada mês, às 16h00, temos a alegria de receber Jesus no Sacramento da Eucaristia. Nos restantes sábados partilhamos a Palavra como alimento para fortalecermos a nossa vida comunitária.

A “Escola da Fé” tem dado aos adultos a possibilidade de aprofundarem e experimentarem o grande Amor que Deus tem pelos seus filhos. Muitos têm recebido os Sacramentos da Iniciação Cristã, e desta forma têm vindo a integrar os vários serviços da comunidade. Têm sido ajuda preciosa para a dinamização de toda a acção pastoral.

Ao longo destes anos já formámos a escola de acólitos, um pequeno grupo coral, um grupo de leitores e a equipa sócio caritativa… e muito mais está para surgir, como demonstra o novo organograma da Paróquia.

Alguns dos elementos são escuteiros no agrupamento98 da Matriz em Faro.

De três em três meses dinamizamos a Oração na capela, com a Espiritualidade de Taize, onde todos os anos alguns da comunidade vão beber dessa fonte de vida, que é a comunidade ecuménica de Taize em França.

Somos catequistas privilegiados, pois não só sentimos a força do Espírito Santo, através da oração das 12 irmãs, que diariamente rezam por nós e por toda a comunidade. Também sentimos a alegria de termos sido chamados a ser protagonistas nesta história de Amor que Deus tem feito em nós. E é com esta confiança, dedicação, trabalho e muita fé, que reunimos forças para, semanalmente, testemunhar o verdadeiro amor de Jesus Cristo.

A Catequista Coordenadora