Campanha de Natal da Igreja algarvia para a catequese quer levar a “gerar vida”

Presépio Catequese

O Setor da Catequese da Infância e Adolescência da Diocese do Algarve desenvolveu este ano uma campanha de preparação para o Natal que pretende levar as crianças adolescentes, seus familiares e restantes membros das paróquias algarvias à essência da celebração daquela quadra.

Neste sentido, aquele organismo da diocese algarvia aponta para a necessidade de se celebrar o Natal como “amor doado em favor dos outros”.

A dinâmica da campanha, subordinada ao tema “Chamados à Vida… A Caminho do Natal” e que se centra na figura de Maria, preconiza três momentos de realização: na eucaristia, na catequese e na família.

Na catequese, pretende que se faça uma motivação/explicação ao evangelho de cada domingo do Advento (tempo litúrgico que precede o Natal no calendário católico), para que na celebração da eucaristia, as crianças e adolescentes possam compreender melhor os símbolos que vão sendo apresentados, símbolos esses relacionados com frases ou palavras propostas para cada semana.

É ainda proposto aos catequizandos que tenham um “gesto que gere vida” como o acompanhamento de ministros extraordinários da comunhão, a visita a doentes ou a familiares que não visitam há algum tempo, a recolha de alimentos para os carenciados ou mesmo que tragam algum amigo para conhecer a catequese.

Na eucaristia é proposta a construção de um painel (puzzle) que vai sendo realizado ao longo das semanas, acompanhado de uma palavra ou frase referente ao evangelho.

A proposta a realizar em família é a da construção de um pequeno altar.

Fonte: Folha do Domingo

Foto: Samuel Mendonça