V DOMINGO DA QUARESMA

JESUS É A LUZ QUE DÁ A VIDA
(Celebração a adaptar e a valorizar com canto conforme a realidade familiar)
I.INTRODUÇÃO
CANTO: Se o grão de trigo não morrer na terra…ou: Nada te turbe, nada te espante…
PAI: Em nome do Pai, Senhor que nos liberta da morte, do Filho e do Espírito Santo.
TODOS - Ámen
MÃE: Na celebração cristã sentimo-nos sempre envolvidos pela ternura e bondade de Cristo, que cria em nós confiança e abertura do coração a Deus. Porque vivemos muitas vezes afastados da comunhão com o Pai, Jesus chama-nos constantemente à vida, reconciliando-nos e libertando-nos de todo o mal.
PAI: A caminhada da Quaresma convida-nos permanentemente à Conversão e à Reconciliação com o Senhor e com os irmãos. Para que aconteça Páscoa nas nossas vidas e na nossa Família, acolhamos este convite e vivamo-lo na alegria, que nos vem da fé.
AVÓS (MÃE): A Reconciliação faz-nos experimentar o perdão e a misericórdia divinas. Sempre que nos reconhecemos pecadores e necessitados de purificação e de perdão, o Senhor derrama sobre nós o Seu Espírito para que revivamos. Com verdade reconheçamos os nossos pecados e peçamos perdão.
(Momento de silêncio para cada um trazer ao seu coração o que deseja converter e pedir perdão ao Senhor).
FILHOS: Senhor, Tu que salvastes todos os homens na árvore da cruz onde Te entregaste livremente, por amor de toda a humanidade, tem piedade de nós.
SENHOR TENDE PIEDADE DE NÓS
PAIS: Cristo, Tu que padeceste por nós para que aprendamos a seguir todos os teus passos de misericórdia e perdão, tem piedade de nós
CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS
AVÓS: Senhor, Tu que ao carregares os nossos pecados subistes ao lenho da cruz para que todos nós, mortos pelo pecado, vivamos na verdade e na justiça, tem piedade de nós
SENHOR TENDE PIEDADE DE NÓS
PAI: A Vós, Senhor, que desejais não a morte do pecador mas que ele viva, e a todos dais o perdão salvando da morte do pecado rezamos com fé: tem compaixão e piedade de nós, perdoai os nossos pecados e conduzi-nos à vida eterna.
II.
Mãe: Chamados à conversão neste Tempo de graça, escutemos no silêncio do coração a Palavra do nosso amigo Jesus: Jo 11, 1-45 (Ler da Bíblia)
Canto: Junto do Senhor a misericórdia! Junto do Senhor a abundância da redenção!- Salmo 129 (130) – Pode rezar-se o Salmo intercalando com este refrão.
(Depois de proclamado o Texto e o Salmo, cada um pode partilhar a frase que ficou no seu coração e que interpelação a mesma faz à sua vida)
Pai: Já tomamos consciência que Jesus, o nosso amigo é a água viva que nos faz renascer para Deus; a luz verdadeira que nos faz ver. Na fé em Jesus vivemos já a bela e profunda experiência de sermos amados por Deus, fortalecidos pelo dom do Seu Espírito. “Deus é o Senhor que ama a vida”. Deus é a Vida.
MÃE: Na conceção bíblica a Vida é assumida como um dom divino, não se pode reduzir a sua realidade apenas ao aspeto biológico, à materialidade. A vida é uma bênção, fruto da ação permanente por meio da qual Deus mantém o existir do mundo e o guia para o futuro. A vida nunca está total e exclusivamente nas mãos do homem, na sua posse. O homem enquanto criatura não pode ser dono daquilo que apenas recebeu. A vida é uma realidade que nos é dada, fruto da gratuidade, da relação/ conhecimento e do amor.
Avós: O episódio bíblico da morte de Lázaro e da reanimação do seu corpo, convida-nos a aprofundar todo este mistério sobre a vida. Enquadrado no Evangelho de João este acontecimento é visto como um verdadeiro “sinal”, que manifesta a glória de Deus nas palavras e nas ações de Jesus, o Cristo. Jesus é o revelador de Deus, o Emmanuel, o Senhor. Ele é mais forte do que a morte. A sua entrega na morte é para dar a vida. Só Ele tem poder sobre a vida.
Filhos: À luz da Palavra escutada e acolhida rezamos: Senhor, Luz Verdadeira, liberta-nos da morte, dá-nos a Vida!
Todos: Senhor, Luz Verdadeira, liberta-nos da morte, dá-nos a Vida!

III.
Mãe: Diante da morte, também daquela que brota do nosso pecado, da recusa do amor, sabemos que o Senhor espera por nós! Não estamos mais sós, não vivemos caminhando para o abismo, o vazio, o nada. Deus espera por nós! O Evangelho diz-nos que a vida plena acontece e se realiza pela fé em Jesus Cristo, a Vida! No Batismo recebemos o gérmen da vida que não acaba. Por isso o dia do Batismo é um verdadeiro dia de Ressurreição. Aí é-nos comunicada a Vida de Deus para vivermos n’Ele e por Ele. E quem vive de Deus não vive na morte.
(É bom recordar a data do Batismo, a Celebração, a memória desse dia vivido em família e dar graças a Deus)
PAI: Ser cristão é aceitar estas palavras de Jesus sobre a vida, a morte e a Ressurreição. Somos convidados a fazer crescer a nossa fé, a nossa amizade pelo Senhor acolhendo-O como Vida. A conversão a que somos chamados, pela purificação e iluminação do nosso coração, significa isto mesmo: viver em Cristo! Para que assim aconteça nas nossas vidas rezemos como Jesus nos ensinou: Pai Nosso…
Pai: O Senhor nos abençoe e proteja, nos liberte de todo o mal e nos conduza à vida eterna.
Todos: Ámen
Canto: Queremos ver-te Jesus, Tu és a nossa luz…ou: Via de amor, és Tu Jesus…